Poster com o uso de Comic-Sans.

Poster de Paul - The Illustrator

O CERN, além de ser o maior laboratório de física de partículas do mundo, é também o lugar que reúne mentes brilhantes. Foi lá que Tim Berners-Lee concebeu a Web, por exemplo. Entretanto, apesar de suas muitas conquistas, sua reputação foi recentemente abalada. Em dezembro de 2011, a divulgação dos dados de suas pesquisas sobre o Bóson de Higgs, o Santo-Graal da física, deixou muitos boquiabertos. E não me refiro aos resultados do experimento em si.

Naquele dia fatídico, o uso de Comic-Sans na apresentação colocou a credibilidade da instituição em dúvida e chamou mais atenção que qualquer outra coisa. Tanto, que a fonte foi para os trending-topics no Twitter, gerando manifestos para baní-la.

Não é de hoje que ela tem sido criticada e ridicularizada:

Poster cômico, com a frase "Procura-se "Comic-Sans".

Poster de DjSoundWav

Comic Sans é suicídio de Design. Arte feita por JPaul

Poster de J Paul

Talvez você esteja tentando entender porque, afinal, toda essa repulsa. Eu explico: toda vez que alguém usa Comic-Sans, um designer cai duro em algum lugar.

Quando Vincent Connare desenvolveu esta fonte em 1994, para a Microsoft, ele tinha em mente o seu uso em situações informais. Com seu aspecto infantil e cômico, ela nunca foi apropriada para um contexto que exige o mínimo de seriedade e bom gosto estético. Mesmo assim, ela foi usada exaustivamente em contextos inimagináveis por ser uma fonte que, por padrão, está presente em vários sistemas operacionais.

O mais irônico é que a Comic-Sans está à venda por $30,00 no MyFonts, um dos maiores e mais populares sites de tipografia. Melhor não jogar o seu dinheiro fora comprando uma fonte que, mesmo vindo instalada gratuitamente em vários sistemas, não vale a pena. Se você usa Windows ou Mac-OS, o recomendável é excluí-la do computador.

Mas se você acha melhor mantê-la e tem dúvidas quanto às circunstâncias nas quais se deve usá-la, confira o diagrama abaixo:

Diagrama sobre o uso de Comic-Sans. Resumindo: nunca use essa fonte.

Caso você tenha intenções de infartar um designer ou chamar atenção a qualquer custo, não se importando com seus efeitos negativos, use-a por sua própria conta e risco.

Mas, caso queira evitar tais crimes, é aconselhável que visite esse site sobre tipografia.

 

Deixe um comentário